Minha experiência de trabalho no Canadá

Quem me acompanha desde do primeiro post, Tudo sobre meu intercâmbio noCanadá, sabe que eu fui pra lá para fazer o combo estudo + trabalho. Como muita gente tem interesse em trabalhar no Canadá, vim aqui contar a minha experiência para vocês. O programa que eu fui não está mais disponível, mas você ainda pode trabalhar em programas co-op como o meu, estudando em colleges ou universidades.
As vagas de empregos co-op são para trabalhar em restaurantes, lojas ou hotéis. Na época, eu escolhi trabalhar em hotel porque dos 3, era o que me daria uma melhor experiência na minha área de business. Então eu não posso falar muito de como é o trabalho para quem escolhe restaurante ou loja, mas eu sei que o salário mínimo dessas vagas é mais baixo que para quem trabalha como Room Assistant ou camareira. Outra diferença é que, no meu programa, as vagas para trabalhar em hotéis eram todas em cidades nas montanhas e não na cidade grande, como Vancouver ou Toronto, por exemplo.
Prós
Morar em cidade pequena no meio das montanhas é muuuuito diferente de morar em cidade grande. A melhor vantagem é que você realmente aprende a falar a língua. Quando eu fui, só tinha uma brasileira além de mim trabalhando no mesmo hotel, mas não demorou muito para o programa dela acabar e ela ter que ir embora. Então eu fiquei por muitos meses sem qualquer forma de me comunicar em português, era só inglês 24h por dia, 7 dias da semana. Pra quem quer aprender, é a melhor opção! Eu lembro que eu estava limpando um quarto um dia e eu ouvi no corredor alguns hóspedes falando em português. Nossa, a minha vontade na hora era sair correndo e ir falar com eles: oi, vocês também são brasileiros! Mas eu me controlei e só fiquei enrolando no corredor pra ouvir um pouco mais daquela língua que naquele momento era um aconchego pra mim.
Quando a cidade é pequena e você não conhece ninguém, se apega muito fácil e rápido a seus colegas de trabalho. Eles viram sua família!
Para quem gosta de neve, esqui ou snowboard, é uma maravilha porque você está nas montanhas e pode passar todos os dias de folga esquiando!
Você conhece canadenses, de fato! Falo isso porque em cidade grande, muitas vezes o único canadense de verdade que você conhece são seus professores de inglês! É claro que se você for fazer um college a chance de conhecer estudantes nascidos no canadá é maior, mas indo para estudar a língua você vai conhecer gente do mundo todo, menos canadense haha. Em cidade pequena, você tem uma chance maior de conhecer canadenses, muitas das pessoas que trabalham com você são realmente de lá e você tem uma experiência totalmente diferente.
O custo de vida em cidade pequena costuma ser mais baixo. E as gorjetas costumam ser muito boas!
Contras
O trabalho de camareira é muito pesado! No hotel em que eu trabalhei, os quartos tinham cozinha e sala além dos quartos e banheiros e, algumas vezes você tinha que limpar sozinho.
A cobrança também é muito grande! Você tem um certo período de tempo para finalizar a limpeza dos quartos que foram designados a você e tem que prestar muuuuita atenção nos detalhes – a forma correta de arrumar a cama, de colocar o papel higiênico, como dobrar as toalhas, a posição de tudo no quarto foi detalhadamente pensada e você deve seguir todas as regras. Mas eu confesso que a parte dos detalhes era a minha preferida!
A quantidade de trabalho (em questões de horas trabalhadas mesmo) vai depender da quantidade de hóspedes no hotel. Por isso, não tem como você prever o seu salário. Mesmo que o mínimo (na época era $12) seja maior que na cidade ($8), dependendo da época de trabalho, você não trabalha as 8 horas por dia porque não tem muitos quartos para arrumar. Eu fui no inverno (de outubro a fevereiro) e não tinha muita demanda. Os picos foram no natal e ano novo, e se prepare para trabalhar nos feriados, inclusive dia 1º de janeiro começando de manhã cedo! Acredito que no verão seja mais vantajoso por ser a época de férias do pessoal lá.
O hotel oferece hospedagem e ela vem descontada automaticamente no seu paycheck (ah, lá você recebe de 15 em 15 dias). Mas apesar de ser muito barata, a opção que o meu hotel oferecia não era das melhores. Era um quarto de motel, não motel brasileiro gente! Sabe aqueles motéis de beira de estrada que a gente vê muito nos filmes americanos? Então, o meu era igualzinho! Caindo aos pedaços, bem feio, mas você tinha quarto e banheiro privativo + sala que tinha mesinha com cadeiras, geladeira, microondas, tv e outra cama de casal. No prédio ainda tinha uma cozinha compartilhada com fogão etc e tal e lavanderia compartilhada também!
Se o seu objetivo é juntar dinheiro eu não recomendo essa experiência, pelo menos não no inverno. Acho que estando na cidade você consegue mais horas para trabalhar e pode encontrar formas alternativas de economizar dinheiro. Fugir do centrão onde ficam os pontos principais e onde tem muitos turistas é o passo número 1, mas esse é assunto para um post novo!
Apesar de tudo, eu amei minha experiência trabalhando das montanhas. Foi um período intensivo de aprendizado e autoconhecimento que eu não trocaria por nada. Foi lá onde eu aprendi o melhor do meu inglês e de mim mesma, e fiz amigos para a vida inteira!
Você tem experiência de trabalho no Canadá para compartilhar com a gente? Então deixe um comentário aqui! 

0 Replies to “Minha experiência de trabalho no Canadá”

  1. Oi Eduardo, infelizmente o programa de inglês + trabalho que fiz na época não existe mais para o Canadá. O programa já incluia o placement, ou seja, a própria escola que arrumava as entrevistas de emprego. A duração era metade/metade – 4 meses estudando, 4 meses trabalhando podendo ser 6/6 meses. Fui contratada pelo Grand Rockies Resort em Canmore, Alberta.

    Hoje em dia, o que mais se aproxima desse programa seria um curso no college com co-op onde você teria a oportunidade de trabalhar na área.

    Espero ter ajudado! Boa sorte no seu projeto 🙂

  2. Olá Luiza, me chamo Eduardo. Tudo bem!? Encontrei o seu blog pesquisando no Google Curso de Inglês, Colleges e outras informações sobre o Canadá. Estou iniciando o meu planejamento para realizar um intercâmbio com o objetivo inicial para aprender inglês e posteriormente quem sabe fazer um College. Me identifiquei com essa postagem por trabalhar com Hotelaria e também pelo interesse em ter um experiência neste campo fora do Brasil. Aqui no Brasil a minha função e Administrativa, no entanto eu tenho certeza que uma experiência deste nível no Exterior com toda certeza iria acrescentar em meu currículo, afinal para mim, trabalho é trabalho. Gostaria de saber se você poderia dar detalhes sobre o programa de estudo que você fez? Em qual hotel você trabalhou? Por quanto tempo? Em qual cidade?
    Muitas perguntas, eu sei.
    Agradeço se você puder contribuir.

Deixe uma resposta