Como usar a cor Marsala

Como você já deve saber, todo ano a Pantone determina a cor do ano para a moda e design do mundo todo. A escolhida de 2015 é a Marsala, um tom vinho amarronzado e terroso. É uma cor super rica e elegante, acolhedora. Quando usada em tecido mate realça o tom natural da terra e quando combinada a tecidos brilhosos remete ao luxo instantaneamente. Ok, a cor é super chique, mas como eu faço para introduzí-la no guarda-roupa? Como usar e com que combinar?

Olha como é fácil! Tudo o que você vai precisar é de um círculo cromático, ele vai ajudar a gente a montar combinações de cores harmônicas, quer ver? Vou te mostrar 3 tipos de combinações que podemos fazer com as cores: as monocromáticas, as análogas e as complementares. No caso da Marsala, você pode combiná-la com outros tons de vinho, todos resultantes da mesma cor do círculo (monocromáticas); pode combiná-la com as cores vizinhas no círculo como, roxo, violeta, laranja (análogas); ou ainda, combiná-la com as cores opostas no círculo cromático como o verde, por exemplo (complementares). E se você for ainda mais ousada, pode fazer uma combinação triádica, juntando as 3 cores que formam um triângulo no círculo, como o vinho + azul + amarelo.

Vale lembrar que o círculo cromático tem profundidade ou seja, lá em cima as cores mais fechadas e escuras e lá em baixo estão as cores mais abertas e claras. A Marsala está mais pra cima, então vale combiná-la com os tons harmônicos também mais acima no círculo ok?
Pra entender tudo isso, melhor que a teoria, só mesmo as imagens. Repare nas combinações de cores usadas nas fotos oficiais da Pantone e nas cores dos acessórios que as celebridades elegeram para compor o look Marsala!

À princípio, essa cor pode ser um pouco difícil de usar, mas consigo vê-la caminhando pelos escritórios nos blazers, passando por uma saia curtinha pra balada e ainda passeando com a gente em uma bolsa bafo daquelas que duram uma eternidade! Além disso, como a Pantone mesmo disse, a Marsala é uma cor ótima para despertar a criatividade na hora de se vestir e encorajar a experimentação, por isso, arrisque!
Eu amei a combinação Marsala + Jeans! E você, vai combinar Marsala com o que? Comente aqui! 

{imagens: pantone.com e instyle.com}

COMPARTILHE ESTE POST

0 pensamento sobre “Como usar a cor Marsala”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *