Como adicionar cor na hora de se vestir

como-se-vestir-usando-cores
A maioria das pessoas fica presa àquela mesma combinação de cores neutras dia após dia (eu!). Muitas delas tem medo ou não sabem como combinar cores em um mesmo look. Mas, mesmo que você adore as cores neutras (eu de novo!), às vezes aparece aquela pontinha de desejo de usar um vermelhão, um azul petróleo, um verde bandeira, sabe como?
Quando estava analisando meu estilo pessoal, percebi que eu tinha algumas imagens de inspiração com looks de cores fortes e até contrastantes, mas meu guarda-roupa não acompanhava esse desejo, ou seja, não tinha nada colorido no meu armário que eu pudesse experimentar o look colorido. O próximo passo natural foi adicionar na lista de compras peças coloridas – uma calça vermelha aqui, uma blusinha pink ali – e foi assim que as dúvidas de combinações de cores foram surgindo e foi assim que eu fui parar aqui, sentadinha escrevendo esse post pra vocês. A ideia é compartilhar o básico de combinação de cores para ajudar outras pessoas que estejam passando pelo mesmo probleminha. Então vamos lá!
É impossível descobrir qual cor combina com qual sem ter em mãos um círculo cromático (sua parte: arrumar um pra colar na porta do armário) e sem conhecer os conceitos básicos de harmonia das cores (minha parte: explicar tudinho pra vocês).
harmonia-cores-circulo-cromatico
Harmonia monocromática
É quando a gente combina tons diferentes da mesma cor. Então, dentro do círculo cromático a gente está caminhando dentro de uma só cor e fazendo combinações de cima pra baixo, dos tons mais escuros aos mais claros. Looks monocromáticos são super elegantes – pode perceber – e são os mais simples de compor, mas não são muito contrastantes, ou seja, se seu estilo é vibrante, alegre e criativo, uma harmonia mono não vai te deixar muito empolgada, sabe?
look-monocromatico

como-usar-look-monocromatico
Harmonia complementar
Agora aqui é onde as meninas de estilo vibrante são se acabar! Combinar duas cores opostas no círculo (azul + laranja) cria bastante contraste e chama mais atenção, mas é preciso encontrar um equilíbrio. Essa harmonia funciona melhor quando você mistura uma cor fria com uma cor quente ok?
look-harmonia-cores-complementares
Harmonia análoga
É quando a gente combina cores vizinhas do círculo, por exemplo, azul-verde + azul + azul-violeta. Em questão de nível de dificuldade ela só perde pra harmonia mono (virei íntima, mentira é preguiça de escrever o nome todo). Ela passa um ar mais rico, em questão de composição sabe? Mas perde um pouco em questão de contraste.
como-usar-cores-analogas

look-cores-analoga
Harmonia triádica
É a combinação de três cores equidistantes no círculo cromático, por exemplo, verde + laranja + violeta. O look não fica super contrastante como na harmonia complementar, mas fica mais com carinha de mais harmonioso. A dica aqui é escolher uma cor para representar uma área maior do look e balancear com as outras duas.
como-usar-combinacao-cores-triadica

look-harmonia-triadica
Pronto! O post ficou longo mas é uma forma de deixar toda essa informação registrada em um só lugar e sempre que surgir a dúvida é só voltarmos aqui para rever alguma ideia. As fotos são todas da blogger Blair Eadie porque ela arrasa muito né? Tem muita inspiração aqui para quem quer se aventurar em looks mais coloridos e também para quem quer aprender a ser mais ousada nas combinações. Tem de tudo!
Eu me comprometo a dizer que esse fim de semana vai ter tons de azul com vermelho e você? Já sabe qual harmonia vai experimentar? Comente aqui!

Deixe uma resposta