Como montar seu armário-cápsula

como-montar-armario-capsula

Se planejar antes de escolher as peças que vão para o seu armário-cápsula é fundamental para aumentar as chances do processo dar super certo. O primeiro que montei foi na base da intuição e fui direto naquelas peças que mais amava e usava sempre. Nada de errado nisso, mas com a experiência, aprendi que eu precisava pensar em alguns fatores-chave. São eles: 
Clima e temperatura
A gente faz o armário-cápsula por estação, então temos que levar em consideração a média das temperaturas de cada mês, especialmente se você mora em uma cidade em que as estações não são nada definidas (olá Brasília!). A solução que encontrei pra isso foi pesquisar as temperaturas e levar sempre em consideração que pode fazer muito calor e muito frio no mesmo dia – em qualquer época do ano!
Atividades
É extremamente importante listar as atividades e eventos do período do AC. O que você faz sempre, como é sua rotina, quais lugares você vai com frequência, o que você costuma fazer nas horas livres e  nos fins de semana e quais eventos estão já programados? Liste o máximo de atividades que puder. 
Looks/Combinações 
Para cada uma dessas atividades, crie um look ou combinação ideal, aquele que você super usaria para realizar tal atividade. Por exemplo, para trabalhar costumo usar calça jeans + camisa + sapatilha. Para os fins de semana, costumo usar vestido + tênis ou short jeans + blusinha + tênis. Isso vai te ajudar a montar a base do seu armário-cápsula. 
Desafio de estilo
Adicione um desafio de estilo, ou seja, uma peça ou combinação que queira experimentar durante os 3 meses de AC. O meu de outono foi usar uma jaqueta bomber que sempre tive dificuldade de combinar. 
Essa é a primeira fase e ajuda muito se você colocar tudo isso no papel. Criei esse worksheet grátis que você pode baixar, imprimir e usar aí na sua casa.

worksheet-como-montar-seu-armario-capsula

A segunda fase é quando a gente põe a mão na massa e separa todas as peças do armário. Uma dica: comece pelos looks que você descreveu para cada atividade. 
Monte sua coleção
Sabe quando um designer cria uma coleção? É mais ou menos isso que a gente vai fazer com nosso armário. Depois que você separar as peças-base (aquelas preferidas das atividades), a gente vai adicionando peças para fechar a coleção. Pense nas cores, se elas combinam entre si, veja se tem algo que não pode faltar e finalize com os sapatos. Não se preocupe muito com a quantidade nesse primeiro momento. 
Edite, edite, edite
Depois de separar tudo é hora de ver o que pode ficar de fora, o que não precisa, o que tem demais do mesmo. Edite até ficar uma coleção cápsula reduzida e onde as roupas e sapatos combinam entre si. Faça a contagem e edite mais uma vez até ficar satisfeita e empolgada com o resultado. 
E foi assim que eu montei o meu armário-cápsula de outono. Você pode acompanhar também pelo vídeo abaixo:

E voilá, temos um armário-cápsula pronto para ser explorado! E aí, já sabe quando vai começar o seu? 

COMPARTILHE ESTE POST

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *