Como criar novos hábitos

como-criar-novos-habitos

Criar novos hábitos não é uma tarefa fácil. Começar uma dieta, voltar a fazer exercício, passar todos os creminhos antes de dormir, tudo parece lindo no planejamento, mas na hora de botar em prática parece que a preguiça sempre nos vence.

Isso era minha realidade até mês passado, quando resolvi me desafiar a botar em prática, durante todos os dias de maio, vários novos hábitos que queria implementar na minha vida. O principal? Exercício físico! Até que me saí bem, consegui movimentar meu corpo durante 22 dias, dos 31 de maio e minha principal dica está nesse vídeo aqui:

Mas separei algumas dicas extras para te ajudar a criar novos hábitos na sua rotina, olha só:

1. Comece aos poucos

Como vocês viram no vídeo, usei um habit tracker para me ajudar a visualizar os hábitos ao longo do mês, mas sinto que me propus mais do que eu poderia conseguir. Foram 10 novos hábitos que queria implementar e, como vocês podem ver, dois deles não consegui realizar nenhum dia!

Então, comece aos poucos, escolha entre 3 a 5 hábitos e foque neles. Um passo de cada vez, 30 minutos por dia, 10 páginas por noite, e com o tempo, vá modificando para ser algo que é possível de acontecer dentro da sua rotina.

habit-tracker-como-criar-novos-habitos-luiza-ferro

2. Avalie seu desempenho

Ao final de cada semana, dê uma olhadinha no habit tracker e veja o que você conseguiu realizar e o que ficou em falta. Avalie os motivos de não ter conseguido e faça ajustes no planejamento da semana seguinte para conseguir botar em prática esse novo hábito.

Eu comecei meditando 10 minutos todos os dias depois de fazer exercício, mas na segunda semana comecei a tentar fazer o headstand depois da minha prática de yoga e, ao final, já estava exausta e com fome, então corria para fazer a comida e deixava a meditação para depois. E a gente sabe que essa história de deixar pra depois nunca funciona, né?

Essas mudanças são normais, especialmente quando a gente está experimentando com os hábitos, por isso é importante ir fazendo essas avaliações ao longo do mês para ir ajustando a rotina do dia. Procure encontrar o melhor horário para fazer cada coisinha que você quer implementar.

3. Não desista!

Ao longo do mês imprevistos irão surgir, mas não se cobre demais. Faça o que conseguir e não desista. Durante o mês de maio tive duas viagens de fim de semana, o que me fizeram fugir da rotina e não conseguir fazer todas as atividades. Mas logo que voltei para a casa, voltei pra rotina e voltei com as atividades.

A ideia é criar uma rotina que seja leve e que funcione para o seu dia a dia. Hoje, vejo essas atividades como parte natural da minha semana e fico feliz quando termina o dia e risco os quadradinhos do habit tracker!

E você, tem mais dicas de como criar novos hábitos na rotina? Já usou um habit tracker como este? Me conta aqui nos comentários, vou adorar saber!

COMPARTILHE ESTE POST

4 pensamentos sobre “Como criar novos hábitos”

  1. Montar um habit tracker me ajudou muito! Acho que visualizar é primordial pra mim, e tem vezes que eu faço só pra nao deixar o tracker incompleto haha Fica tão bonito tudo preenchidinho que é um estímulo a mais na hora de vencer a preguiça! Muito bom o teu post, tô faceira que voce voltou com o blog <3

    1. Estou tentando! hahah Mas sim, visualizar ajuda muito e aquela vontade de marcar todos os quadradinhos é mais forte que a preguiça haha <3

  2. Olá Luiza!
    Sou inscrita no canal há algum tempo e acabei de assistir seu video sobre hábitos. Obrigada por disponibilizar o arquivo. Abraços

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *