Como fazer compras mais conscientes neste Black Friday

como-fazer-compras-conscientes-na-black-friday
Todo ano é essa confusão. Para todos os lados que você vai, tem alguém gritando: compra, compra, compra! Mas como fazer para se controlar quando os preços estão tão baixos e toda compra parece valer a pena? 

 

Historicamente, a Black Friday foi criada para alimentar o comércio, ou seja, fazer você gastar seu dinheirinho suado como se não houvesse amanhã. Ao longo dos anos, o negócio foi ficando cada vez mais intenso – os descontos estão cada vez mais altos, a sexta-feira se estendeu para todo o fim de semana, para a segunda-feira com a Cyber Monday, e agora tem até Pré-Black Friday para você já começar comprando durante a semana!

Neste incentivo louco ao consumo exagerado só um lado sai no lucro, e não somos nós consumidores. Cada vez que compramos por comprar, ou porque está barato, perdemos uma oportunidade de investir em algo que realmente vai acrescentar na nossa vida, seja um bem material com propósito ou uma experiência dos sonhos.

Por isso, aqui vão 3 dicas para você fazer compras mais conscientes e acertadas nesta Black Friday:

1) Tenha um propósito

É preciso ter foco! É muito mais difícil resistir às tentações quando você não sabe nem o que está procurando. Dê uma olhada em casa e procure por coisas que você está realmente precisando, faça uma lista antes de sair e se mantenha nela.

2) Compare preços e barganhe

Não é porque está com 70% de desconto que está barato. Compare preços entre diferentes lugares para ter certeza que está realmente fazendo seu dinheiro render e aproveite para barganhar. Essa é a melhor época para tentar conseguir um preço melhor ainda, uma vez que as marcas estão mesmo querendo vender adoidado. Experimenta pedir 10% extra se pagar à vista!

compras-inteligentes-black-friday

3) Apoie marcas que você admira 

Sabe aquela marca que você admira, mas está sempre fora do seu orçamento? Aproveite os descontos para poder conhecer produtos que normalmente não fariam parte da sua lista de compras e apoie marcas que você ama. Sabe aquele produto que você está namorando há tempos? Talvez seja uma ótima hora para comprá-lo por um preço mais amigável.

Minhas duas últimas experiências de Black Friday foram um sucesso. Na verdade, 2017 foi Black Friday e 2016 foi Boxing Day (outro “feriado de compras” criado para fazer a gente gastar sem parar, que acontece um dia depois do natal). Em 2016 comprei meu casaco de inverno pela metade do preço – é o mesmo que uso até hoje em todos os invernos. E em 2017 comprei uma cafeteira aqui para casa que já estava namorando desde o início do ano.

casaco-inverno-compras-black-friday

Esse ano não tenho nenhum item especial na lista, vou passar o dia inteiro trabalhando e, à noite, tenho um jantar da empresa para ir, então minha Black Friday será uma sexta-feira normal, como outra qualquer, sem planos de compras. E você, já sabe o que vai comprar na Black Friday?

COMPARTILHE ESTE POST

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *